CONTADOR

segunda-feira, 21 de junho de 2010

POEMA DEDICADO A JOSÉ SARAMAGO




No final duma manhã de início de verão
em que o sol brilhava
mas o vento agitava as janelas
liguei o soturno aparelho
que principiou a trabalhar num piscar lento
como se retardasse a exposição
de todas aquelas tão insípidas, medonhas e estagnadas realidades.
Finalmente o clarão surge
a imagem nasce
a voz cresce
e a notícia relampeja vestida já de saudades.
Solto um “não” abafado
as mãos colam-se-me à cara… .
Um apoio urge ao meu toldado espírito
que suspenso desfalece
no abismo da certeza.
Digo para mim: - Não pode ser… não pode ser!
O esgar da recusa aperta-me o peito
seca-me os olhos
empalidece-me o corpo
e continuo a dizer: - Não pode ser!
Pergunto ao nada: - Será que tal maldade realmente aconteceu…?
É verdade que o Meu Escritor morreu…?

Não pode ser… não pode ser!

20 de Junho de 2010
Liliana Josué

4 comentários:

Joaquim Sustelo disse...

Não podia ser... mas infelizmente pôde.

Uma grande perda para a literatura portuguesa, contudo um Homem tão mal estimado...

Beijinho
Sustelo

Liliana Josué disse...

Olá Sustelo

Obrigada pela sua solidariedade.
Um beijinho

Ivan Bueno disse...

Cara Liliana,
Acabo de descobrir seu blog, e que bom foi já chegar e me deparar com mensagens feitas ao meu autor predileto, nosso querido José Saramago. Um amigo íntimo. Sinto-me como quem perdeu um amigo íntimo, e no fato o era... o é.
Cinco dias antes de sua morte eu tinha feito em meu blog uma homenagem a Fernando Pessoa, por ocasião da comemoração de seus 122 anos de nascimento.
Mal sabia que estava prestes a escrever um texto homenageando Saramago por ocasião de seu falecimento.
Doeu em mim a ponto de me por lágrimas nos olhos.
Saramago era e é uma referência. Seus livros continuarão a me fazer companhia, mas o mundo, como tenho dito, ficou mais burro com a perda de um de seus principais "neurônios".
Bem, vou lendo seu blog e já sou seguidor.
Te convido a conhecer o meu, também, e seguir. Serás muito bem vinda.
Beijo grande,

Ivan Bueno
blog: Empirismo Vernacular
www.eng-ivanbueno.blogspot.com

Liliana Josué disse...

Olá Ivan Bueno
As minhas respostas aos seus comentários estão a ser dados na sequência inversa, mas não faz mal, o principal é mostrar-lhe o meu reconhecimento.
Constato que o Ivan aprecia reamente a literarura portuguesa, o que muito me alegra, pois o Brasil também tem magníficos escritores (Jorge Amado, Euríco Veríssimo, Francisco Buarque de Holanda,Murilo Mendes...)
Um beijo amigo